Plantão Técnico:
Pesquisar
Close this search box.

Blog

24/04/2024

A importância da gestão e monitoramento de banco de dados na saúde

Não é novidade que qualquer empresa deve, para sua segurança e de seus clientes, investir na implementação, gestão e monitoramento de bancos de dados. Quando se trata da área da saúde, no entanto, a importância é ainda maior.

Isso porque hospitais, clínicas e demais serviços de saúde lidam com informações consideradas sensíveis segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – ou seja, exigem sigilo e, portanto, máximo cuidado no armazenamento e manuseio, seja no âmbito físico ou digital. 

O que são dados sensíveis? 

Todas as informações de um usuário, sejam para acesso (como login e senha) ou contato (telefone e e-mail, por exemplo), são dados. Existem, porém, diversos outros tipos de dados, dos mais abstratos aos mais pessoais e complexos. Esses dados são classificados em diferentes categorias, sendo uma delas os dados sensíveis, aqueles que exigem maior atenção. 

Os dados sensíveis englobam informações que tratam da origem racial ou étnica, da convicção religiosa, da filiação partidária ou, muito comum em hospitais e clínicas, da saúde dos pacientes, como resultados de exames, diagnósticos médicos, imagens de procedimentos e prescrições de medicamentos

Por essa razão, é esperado que as instituições não meçam esforços para assegurar a qualidade, a segurança e a confidencialidade dos dados armazenados. Ter uma boa gestão destas informações é, sem dúvidas, o primeiro passo desse processo. Esse cuidado determinará o nível de confiança do serviço, além de atingir diretamente a reputação da organização

Bancos de dados na gestão hospitalar

Posicionar a questão dos bancos de dados como uma das diretrizes da gestão hospitalar torna os processos internos muito mais práticos, rápidos e modernos, uma vez que garante um fluxo contínuo e estruturado de todas informações. Além disso, aderir a um serviço de gestão dessas informações também melhora a qualidade do serviço prestado e, consequentemente, a avaliação dos pacientes em relação à clínica ou ao hospital, como exemplificado anteriormente.

Também é relevante lembrar que, na realidade dos serviços de saúde, ter um banco de dados atualizado facilita a comunicação com os pacientes, visto que, quando atualizadas e organizadas num banco, as informações de contato são mais facilmente acessadas, estabelecendo, assim, uma comunicação muito mais veloz, direta e eficaz. Ou seja, a relação instituição-usuário só tem a ganhar.

Dados hospitalares e a Advanced IT

Em resumo, a adesão de hospitais, clínicas e demais serviços da área de saúde a um serviço de gestão e monitoramento de banco de dados é benéfica para todos, de pacientes à equipe médica. Isso se dá, principalmente, pelo fato de ela proporcionar mais praticidade, controle e segurança à operação no dia a dia. E a Advanced IT oferece esse serviço de forma diferenciada, com profissionais capacitados a atenderem as demandas específicas do setor. Nosso serviço vai muito além do simples monitoramento dos processos já existentes: nós realizamos diagnósticos, avaliação de processos, elaboração de relatórios, sugestão de melhorias e, é claro, oferecemos todo o suporte técnico necessário. Para saber mais, entre em contato. 

Compartilhar
Compartilhar